Exposição Fotográfica e Feira Cultural em homenagem as relações entre Brasil e China

De 15 a 18 de agosto estes dois grandes eventos comemoraram o 45o Aniversário de Relações Diplomáticas entre Brasil e China, por iniciativa da deputada Damaris Moura. A exposição aberta no dia 15, aconteceu no Hall Monumental da Assembleia Legislativa de São Paulo, e contou com 45 painéis fotográficos sobre temas como tecnologia, política e cultura, além de artefatos chineses antigos, que apresentam o contraste do império chinês arcaico com a China atual.

A inauguração contou com a presença da cônsul-geral da China, Chen Peijie, do presidente da Associação Chinesa do Brasil, Zhang Wei, do vice-presidente da Alesp deputado Ricardo Madalena (PR), de Carlos Lessa (representando o secretário estadual de Cultura), do chefe de gabinete da presidência, João Carlos Fernandes, autoridades e convidados.

Mais de duas mil pessoas participaram da Feira Cultural

No último dia da Exposição (18), aconteceu a Feira Gastronômica e Cultural Chinesa ao lado da Assembleia, com a exposição de 24 barracas de comidas típicas e artesanato chinês. No palco, montado especialmente para a festa, aconteceram apresentações culturais de músicas, danças e lutas chinesas, como o Kung-Fu. Jovens artistas brasileiros também se apresentaram. Também houve entrega de doações para instituições sociais em nome da comunidade chinesa.

Na cerimônia de abertura estiveram presentes a cônsul-geral da China, Chen Peijie, o presidente da Associação Chinesa do Brasil, Zhang Wei, o governador do Acre, Gladson Cameli, o secretário de negociações bilaterais na Ásia, Oceania e Rússia, o embaixador Reinaldo Salgado, o deputado federal, Fausto Pinato (PP), o deputado estadual Delegado Olim (PP), o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Eduardo Tuma PSDB).

“Estou muito feliz em receber a comunidade chinesa para esta comemoração”.

“Um povo trabalhador e solidário que aprendi a admirar, e que sempre demonstrou muito respeito pela minha trajetória. Já recebi na Assembleia, os principais líderes da Comunidade, empreendedores vindos da China para conhecer as oportunidades que o Estado de São Paulo oferecem para a geração de emprego e renda no estado”, explica a deputada Damaris Moura (PHS), idealizadora da homenagem.

Escreva um comentário