Sessão solene celebra Dia do Advogado e lança Frente Parlamentar da Advocacia

O Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto, foi a data escolhida pela advogada e deputada estadual Dra. Damaris Moura para lançar, em caráter oficial, a Frente Parlamentar da Advocacia, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A fita de inauguração foi simbolicamente cortada em um ato solene virtual, realizado em associação com a Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB SP), transmitido ao vivo pela TV Alesp e pelo YouTube da OAB SP, com a presença de aproximadamente 400 advogados.

“A Frente Parlamentar da Advocacia é mais um instrumento de defesa e fortalecimento das prerrogativas da advocacia, que, em última análise, defende e fortalece a sociedade, a democracia, o Estado Democrático de Direito e a dignidade humana”, declarou a deputada. Ela também defendeu o novo grupo parlamentar como uma garantia de interlocução da OAB SP com a Alesp, para o avanço de projetos de interesse da democracia, das garantias fundamentais e da justiça social. “A Frente da Advocacia, certamente, será palco de discussões e pautas de interesse da sociedade e da advocacia bandeirante”, projetou.

O evento teve a participação de membros da diretoria da OAB SP: o presidente Dr. Caio Augusto dos Santos; o vice-presidente Dr. Ricardo Toledo; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Dr. Luís Ricardo Davanzo; e o presidente da Comissão Especial de Relações com o Poder Legislativo da seccional, Orlando Paixão.

“Não se trata de uma defesa corporativa, pois a advocacia não tem uma função que se encerra em si mesma. A advocacia é indispensável à administração da Justiça e para dar voz ao cidadão, para que ele possa ser respeitado, ouvido e ter atendido os seus direitos”, destacou Santos. “Embora pujante, a advocacia está em constante ataque. A Frente Parlamentar, em parceria com a seccional da Ordem, vai empreender esforços para o aprimoramento da justiça em todo o Estado”, afirmou Toledo.

O evento também contou com a participação do vice-presidente da Alesp, deputado Gilmaci Santos (Republicanos); e da deputada Janaina Paschoal (PSL), uma das componentes da nova frente, que já congrega 20 parlamentares. “Desde já, trago algumas sugestões para discutirmos, como o direito irrestrito dos advogados terem acesso aos autos processuais e a possibilidade de o parlamentar utilizar seus conhecimentos advocatícios em prol da população”, apresentou Janaina.

Ao término do evento, a deputada Damaris Moura enalteceu a advocacia como uma profissão que coopera para promover a justiça, garantir direitos e fortalecer a democracia. “Parabenizo a todos os profissionais que estão empenhados em operar o Direito e a Justiça da forma mais adequada. Que sejamos a semente que possa transmudar realidades injustas e intolerantes em sociedades mais justas, fraternas e solidárias”, finalizou.

Escreva um comentário